Cardápio dos Presidentes
O Club do Gourmet da Paraíba irá se reunir no próximo dia 5 de setembro, no restaurante Palace Grill, em Tambaú, para a realização do jantar mensal.
A entidade sem fins lucrativos reúne casais e amigos que apreciam os bons vinhos e a boa mesa. A coordenação do Club está a cargo do Maître D´Hotel Heleno Araújo, que atua há mais de 40 anos na gastronomia e que vai preparar um jantar especial tendo como temática o Cardápio dos Presidentes.
Em 1997 o presidente FHC recepcionou no Palácio do Planalto o presidente Bill Clinton com o cardápio feito com produtos nativos brasileiros.
Ao visitante foi informado pelo gourmet que programou o menu que: O azeite de dendê, aqui trazido pelos escravos é riquíssimo em pró vitamina A e serve de fundo de panela para centenas de pratos da cozinha baiana; o leite de coco aqui chegado pelos portugueses vindos das ilhas da Melanésia, da costa do Pacífico Sul, é riquíssimo em nutrição e paladar, ficando apenas atrás na escala de valores alimentícios, do leite materno e do ovo; a castanha de Caju, amêndoa da fruta Caju, possui 19% de proteína que a polpa contém cinco vezes mais vitamina C do que a laranja; o amendoim assado e machucado com a película marrom, traz em seu conteúdo 24% de proteína; o quiabo chegado aqui pelas caravelas negreiras é rico em fibras e vitaminas A e B1, sendo o gombô uma das maravilhas das panelas feitas com quiabo.
Quando o presidente Clinton já estava com água na boca e claro já não se lembrava mais de tudo, e aí começou a ser servido o jantar.
E com base em tudo é que pela primeira vez será servido na Paraíba o Cardápio dos Presidentes.
No menu o destaque para o peixe é do escritor Josué de Castro, que consiste em filé de peixe rosqueado à crosta de pão, banhado ao molho da fruta jabuticaba, ricamente guarnecido com creme de caranguejo nas sementes de urucum na própria casca de arroz embandeirado, savage.
O vinho da noite será um tinto encorpado da primitivana uva judaica syrrah.
Menu completo:
Prato de entrada: Iguarias do escritor Josué de Castro. Peixe rosqueado à crosta de pão, banhado ao molho da fruta jabuticaba ricamente guarnecido com creme de caranguejo colorido ao urucum e arroz embandeirado, savage.
Prato principal: Iguaria do escritor Jorge Amado. Xin de galinha. Palavra afro nagô que é igual a Guisadinho de galinha antiga, acompanhado de pasta de arroz da viúva.
Sobremesa de Cartola do escritor José Lins do Rego. Originalmente aberta ao comprido, penetrada por canela e baunilha, pincelada com mel de engenho, gratinada com queijo sertanejo.
Vinho. Para acompanhar tão original menu apresentamos um tinto da serra gaúcho encorpado, da primitivana uva syrah.
Maiores informações sobre o jantar e o Clube do Gourmet da PB, com o Maître D´Hotel, Heleno H. Araújo.
Blog: clubdogourmet.blogspot.com.br
Tel: (83) 32446756 e 991511537