Senai Brasil Fashion
Um dos artesanatos mais tradicionais da Paraíba, o macramê, será apresentado durante o desfile de moda no Senai Brasil Fashion, que será realizado nesta quinta-feira (13), no Estúdio Quanta, em São Paulo (SP). A minicoleção com peças em macramê foi criada especialmente para o evento pela paraibana e estudante de Produção de Moda do Senai, Laís Alves, em parceria com a artesã do município de Araruna, Julieta Estevão.
A coleção das paraibanas foi uma das nove classificadas para participar do evento. As peças da estudante são produzidas com o artesanato macramê confeccionadas em Araruna. De acordo com a gerente do Sebrae na cidade, Heloísa Mirelli, a artesã Julieta Estevão já ministrou curso de macramê a mulheres da região e tem disseminado a cultura do artesanato na cidade. “É um imenso prazer apoiar essa grande incentivadora do macramê na região e este projeto desenvolvido pela Laís para a produção de peças que têm o nosso artesanato. Estamos satisfeitos que a iniciativa tenha ganhado destaque e sendo acompanhado por estilistas do São Paulo Fashion Week”, disse a gerente.
A coleção desenvolvida pela estudante de Produção de Moda do Senai, em parceria com a artesã, é formada por três looks – conceito, prêt-à-porter e streetwear – a partir do tema “A influência do mundo no Brasil”. As peças estão sendo produzidas desde o início de junho e todas as etapas estão sendo acompanhadas pessoalmente pelos mentores do projeto, os estilistas Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga, sob a coordenação técnica do SENAI CETIQT, patrocinador do evento, principal centro formador de profissionais para o segmento e um dos mais destacados do mundo.
Neste período de dois meses, além das orientações dos renomados estilistas, as jovens participaram de palestras e consultorias de áreas diferentes da indústria, como o stylist Dani Ueda e o maquiador Henrique Martins, entre outros. O estilista que acompanhou Laís em todo o processo foi Alexandre Herchcovitch. O programa Brasil Fashion é um projeto da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o Senai Nacional.