Amamentação
O leite materno é o mais completo alimento para uma criança. Até os seis meses de vida, deve ser exclusivo e seguir, junto com outros alimentos, até pelo menos os dois anos de idade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas, os benefícios da amamentação vão além do leite em si. Os movimentos do ato de amamentar também são benéficos para o desenvolvimento da criança.
Segundo os especialistas, a amamentação é importante, por exemplo, para o crescimento ósseo e o ajuste muscular, especialmente da face. A fonoaudióloga Jully Anne Soares, mestre em odontologia e integrante da equipe do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade da rede própria da Unimed JP, explicou que mamar no peito é um excelente exercício para a criança.
Ela afirmou que, quando está mamando no seio, o bebê realiza movimentos que exercitam a respiração e a musculatura facial. A sucção do leite e a deglutição fortalecem os músculos faciais e direcionam a formação dos ossos do rosto. Amamentar ajuda, também, no fortalecimento e tonificação da língua, bochechas e lábios.
Experiência – A advogada Camila de Oliveira Duarte Patrício deu à luz ao seu segundo filho, Murilo, no dia 27 de julho, cerca de quatro anos após a primeira filha. Por causa do tipo de parto, conta que a experiência está sendo muito diferente, mas que ama amamentar e sabe de todas as vantagens de oferecer o leite materno aos seus filhos.
A primeira filha foi por meio de um parto normal. Já Murilo veio ao mundo com uma cesariana. “Com a primeira, eu estava sentada [para amamentar]. Desta vez, devido à recuperação da cirurgia, tive que começar deitada a amamentar. Por isso, demorou mais um pouco. Mas eu tive o auxílio da equipe do hospital e deu tudo certo”, contou. “Amamentar é mágico: bom para mim e para meu filho”, disse.
Incentivo permanente – Na Unimed João Pessoa, o incentivo ao aleitamento materno é feito diariamente. Quando a mãe descobre a gestação, pode participar de um curso do grupo de educação em saúde Mãe e Bebê, no qual grávidas são orientadas para uma gestação saudável e tranquila. Um dos módulos aborda a amamentação. Saiba mais em www.unimedjp.com.br/viver-melhor/grupos-educacao-saude.
No Hospital Alberto Urquiza, há Posto de Coleta de Leite Humano. O serviço conta com técnicas de enfermagem que realizam visitas nos apartamentos, orientando as mães sobre a amamentação, examinam as mamas e, quando necessário, fazendo ordenha. A equipe de fonoaudiologia também está atenta à correta forma de pegar o seio e às orientações sobre as vantagens de amamentar.
Mesmo após a alta hospitalar, se ainda restarem dúvidas sobre a amamentação, a Unimed JP oferece um serviço 24 horas para atendimento às mães. O Disque Amamentação funciona diariamente da semana. São dois números: 2106-0393, para ligações das 7h às 19h; e o 2106-0352, das 19h às 7h.
Agosto dourado – Desde o último domingo (1) até o próximo sábado (7), é comemorada a Semana Mundial da Amamentação. A data foi instituída pela OMS para incentivar o aleitamento materno. No Brasil, a iniciativa se desdobra em ações durante todo o mês de agosto.
Benefícios – Há uma série de benefício em consumir o leite materno, além das vantagens motoras apontada pela fonoaudióloga:
– Desenvolve o sistema imunológico do bebê, pois o leite materno protege o organismo contra infecções, como as otites e as infecções intestinais;
– Fortalece o vínculo mãe e bebê, fazendo com que o bebê se sinta mais seguro e tranquilo, evitando o choro e a ansiedade;
– Diminui o risco de alergia e asma;
– Evita doenças futuras como obesidade, diabetes e hipertensão;
– Evita cólicas, pois tem proteínas que são facilmente digeridas pelo organismo do bebê;
– Amamentação diminui risco de câncer de mama.
Desvantagens em usar bicos – Usar os bicos artificiais (chupetas e mamadeiras) deve ser o último recurso em relação à alimentação do bebê nos primeiros meses de vida. Isso pode causar uma série de desvantagens, estéticas e motoras:
– Podem interferir no posicionamento adequado da língua;
– Podem implicar em alteração postural e muscular do rosto;
– Podem ocasionar a respiração oral;
– A mordida pode ficar aberta e o arco dentário estreito;
– Podem causar alterações dentárias;
– Aumentam a probabilidade de cárie.