Paraíba fazendo sucesso na Colômbia
A criatividade do Brasil chama a atenção do mercado e rompe fronteiras. O Mercado de Indústrias Culturais do Sul (Micsul) teve início nesta segunda-feira (17) e vai até esta quinta-feira (20), em Bogotá, na Colômbia. E neste ano já são 60 empreendedores brasileiros promovendo seus negócios contribuindo para o fortalecimento da cultura brasileira no exterior. São 10 empreendedores dos setores: artes cênicas, audiovisual, editorial, animação e games, moda, música e design.
Nesta segunda edição há uma expressiva participação relacionada ao Estado da Paraíba.
Entre os selecionados no setor de Moda está a estilista Fernanda Yamamoto que vai apresentar o desfile Histórias Rendadas, coleção produzida com renda renascença no Cariri Paraibano.
O setor de design é representado por Romero Sousa e a criação de estampas variadas, trabalho de design de superfície realizado em João Pessoa. Sergio J. Matos leva sua criatividade materializada em móveis e utilitários produzidos em Campina Grande.
No setor editorial Kathia Castilho representa o Brasil com a Estação das Letras e Cores que produz livros, estudos e pesquisas sobre Moda e Design. Kathia realizou o 12º Colóquio Internacional de Moda em João Pessoa no mês passado trazendo especialistas de vários partes do Brasil e também da Europa para conhecerem o algodão colorido da Paraíba.
Os empreendedores foram selecionados por meio de edital lançado em parceria pelo Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).