Chokers
Os chokers já são as peças de maior destaque do verão 2016 no quesito acessório. Espécie de gargantilhas rígidas, eles nos traz à lembrança imagens de guerreiros e rainhas da Antiguidade oriental, por isso, logo traz relação com poder e força; recorda as belas cortesãs do século XIX, daí sua ligação com a sensualidade, remete, ainda, ao movimento grunge, que influenciou fortemente a Moda nos anos 1990, com pegada mais urbana.
Hoje vem repaginada, adaptada às variantes estéticas atuais, mas continua cumprindo o seu papel de não ser um simples e discreto acessório. Os chokers podem dar um upgrade fantástico nos looks, com uma sensação de empoderamento. Em se tratando de modelos, temos as coleiras (especialmente as de corte vazado e de veludo), as correntes, os metalizados e as chokers tatoos.
Eu sou uma entusiasmada usuária. Aqui na Paraíba, adquiro todas na Smac Acessórios, que possui ampla variedade. Particularmente, adoro os metalizados, desde os que possuem design minimalista e delicado, às mais elaboradas, com pedrarias e baixo relevo.
Abaixo, enumerei as mais adequadas para os sete estilos universais de mulher, embora absolutamente nada impeça de usarmos as demais:
1. Esportivo – Ela é prática e básica, lhe caem muito bem os chokers de linhas finas e simples, sem pedrarias ou penduricalhos.
2. Clássico – Estilo das mulheres que preferem qualidade e atemporalidade das peças. As de metais totalmente lisas ou com um discreto detalhe como um recorte são ideais.
3. Elegante – Usa tudo o que a clássica gosta, mas sempre traz um ar mais atual, quebrando a formalidade e mesmice das peças. Ela faz isso com cores, sobreposições e acessórios. São aquelas que usam as chokers mais exageradas e ficam lindas.
4. Romântico – Estilo das adeptas de florais suaves, cartela candi color e materiais como renda. As opões de chokers mais delicadas, com estrelas, ponto de luz e superfinas são ótimas para este estilo.
5. Sexy – Gostam de realçar o corpo, na maioria das vezes exuberante, com fendas, decotes e cores mais quentes. Os metalizados com mais informações, as correntes e as coleiras de veludo caem como luvas.
6. Criativo – O visual é bem conceitual e cheio de personalidade. O que tiver de mais exagerado e com detalhes, ela usará. O que não impede de combinar uma choker tatoo ou uma romântica coleirinha com um mix surpreendente de colares.
7. Dramático – Estilo marcante que, em geral, não passa despercebido. São heroínas em misturar estilos e angariar a eles toda uma teatralidade. São adeptas também dos chokers mais barrocos, cheios de pedras, detalhes e reentrâncias.
Gostaram? Espero ter sanado algumas dúvidas sobre seu estilo e o que usar.
Mayrinne M. Wanderley.
E-mail: mayrinne@gmail.com
Instagram: @mayrinne
Sugestão: Smac Acessórios (instagram: @smacacessorios).