A Moda e a Causa I
De todas as funções da moda, a mais importante, sem dúvida, é a da comunicação. Em um rápido olhar, indivíduos são julgados, categorizados. Essa força comunicacional pode ser reforçada na utilização de camisetas com slogans, frases de impacto, imagens, daquelas que valem mais do que mil palavras. Os movimentos sociais utilizaram-nas e utilizam com veemência. No mundo da moda, amores às marcas e seus objetos-fetiche são declarados.
A campanha Sou vida, sou mulher, idealizada pela maquiadora Kátia Freire, renomada na capital paraibana, foi criada para resgatar a autoestima das mulheres que estão em tratamento de câncer através da produção de um calendário em que elas aparecem maquiadas, produzidas e alegres. Todas as participantes vestem uma bela camiseta, com material e forma condizente com a atual tendência das t-shirts. Prontamente, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a personal stylist e consultora de imagem Priscila Holanda, o fotógrafo Saulo Di Tarso, o Dj Bruno Martins, a empresária Sandra Moura, dentre outros, se engajaram na campanha, que hoje monta novas parcerias, inclusive com nosso site RCVIPS.
E os parceiros são muitos. Empresários, jornalistas, colunistas sociais, blogueiros e os que se oferecem para endossar a causa vêm se multiplicando. A campanha tomou grandes proporções. Seu lançamento aconteceu na última terça-feira, 13 de Novembro, na cafeteria Fun Cakes, que cedeu o espaço e o coquetel. O evento foi restrito aos organizadores, imprensa e blogueiros. Os principais formadores de opinião da cidade de João Pessoa estiveram presentes, bem como todos os veículos da mídia, da impressa à televisiva.
Legenda: o colunista Ricardo Castro e Kátia Freire lançando a campanha / meu look para o evento (calça Fernanda Kujawski, t-shirt Sou vida, sou mulher, casaqueto Bob Store e colar Nadia Gimenes para SMAC Acessórios) / As modelos que figuraram o calendário com Sandra Moura, da SMAC Acessórios / Idealizadora e colaboradores do projeto: Moema Arnaud, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Kátia Freire, Priscila Holanda, Ricardo Castro, Sandra Moura e eu / Na última foto, alguns blogueiros engajados na campanha.