Sessões esgotadas
Surpreendente e tocante. Assim foi o fim de semana de estreia do Luzzco, um dos primeiros espaços de arte e cultura imersivas do Nordeste. Com sessões esgotadas, mais de mil pessoas puderam conferir de perto as exposições que marcaram a tão aguardada abertura do local. Com o intuito de desafiar os sentidos dos visitantes por meio de exposições tecnológicas, revolucionárias e experiências sensoriais, o público teve a oportunidade de conferir a exibição dos espetáculos “Paraíba Extraordinária”, “Surreal” e “Oceano Vivo”, além de outros ambientes interativos.
Para todas as idades – Apaixonada pelo mar, a pequena Meline Mesquita, de apenas 11 anos, ficou encantada com o mundo subaquático da exposição “Oceano Vivo”. “Eu achei muito lindo! As cores são bem reais, parece que estamos mergulhando de verdade. Amei demais! Nunca tinha vivido algo parecido assim, foi muito especial. Pretendo voltar nas próximas vezes”, declarou.
O produtor cultural, Valério Lima, que conhece outros locais parecidos, em outros países, se surpreendeu com o novo equipamento instalado em João Pessoa. “O Luzzco é um espaço incrível! Gostei bastante e é um lugar para toda a família, pois toda a criançada fica livre para brincar com as projeções fantásticas. Achei tudo muito interessante, além de ser uma ótima opção de lazer para levar um grupo de amigos e aproveitar por mais tempo. João Pessoa está de parabéns! ”, disse.
Noite especial – Dias antes da estreia para o grande público, o Luzzco abriu as portas para personalidades, artistas locais e autoridades da Paraíba para conferirem as exposições em primeira mão. Emocionado, Jader França, CEO do Luzzco, afirmou que o projeto é a realização de um sonho. “É um trabalho colaborativo com profissionais de diversas áreas. Este é um espaço de transformação, de oportunidade e de geração de empregos. Viemos para mostrar que é possível, sim, ter em João Pessoa um local que abrace a arte e a tecnologia”, admitiu.
Felipe Alcântara, produtor criativo do espetáculo “Paraíba Extraordinária”, expressou sua gratidão em fazer parte. “A arte não tem limites. Ela é uma tela em branco que traz um pouco do que cada um acredita e coloca todos os sentimentos para fora. Este é o primeiro capítulo de uma longa história que foi um enorme prazer poder contribuir”, pontuou.
Na ocasião, também esteve presente João Suassuna, historiador e neto do escritor paraibano Ariano Suassuna. Segundo ele, é preciso coragem para criar uma proposta como esta. Por meio de uma metáfora, ele exemplificou a importância da realização da exposição. “Segundo Tolstoi, se queres ser universal, comece a pintar a sua aldeia e estarás a pintar o mundo. Aqui, com esta realização, toda a equipe Luzzco coloca a Paraíba para o Brasil e para todo o planeta”, afirmou o historiador.
Para o governo da Paraíba, a iniciativa vai ao encontro do crescimento econômico e turístico que o estado vem experimentando. Para Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba, o Luzzco será mais uma oportunidade de mostrar o estado. “É uma imersão na nossa cultura, desde a entrada com o artesanato feito de algodão agroecológico orgânico, com as projeções das belezas naturais até a premiada peça inspirada no formato da pedra do Lajedo de Pai Mateus”, disse.
Informações – O Luzzco está localizado na avenida João Cirilo da Silva, 161, Altiplano, e funcionará de quarta a domingo, das 14h às 22h, com a última entrada permitida até às 21h. Os ingressos com permanência ilimitada podem ser adquiridos em https://outgo.com.br/luzzco nos valores de R$35,00 + taxa (meia-entrada) e R$70,00 + taxa (inteira). O ingresso é válido para um horário específico, é nominal e intransferível. Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam, enquanto crianças de 3 a 17 anos, estudantes, idosos e pessoas com deficiência têm direito a meia entrada mediante comprovação. Em caso de dúvidas sobre os ingressos, o telefone de contato é (83) 98858-0015. Para saber mais, visite o Instagram @luzzco.