Enxaguante: herói ou vilão?
Herói ou vilão? O enxaguante bucal é frequentemente usado por aqueles que buscam hálito fresco e para combater problemas bucais, mas será que o uso é seguro? Segundo a dentista Taís Cristina Rosa (CRO/PB-4533), da Odontogalerie, clínica referência em tratamentos odontológicos e estéticos no Nordeste, sem o devido acompanhamento profissional, o uso inadequado pode resultar em uma série de problemas. “É crucial consultar um dentista antes de incorporar um novo produto à rotina de higiene bucal. Os enxaguantes bucais não substituem a escovação e o uso do fio dental”, explica a dentista.
A maioria dos problemas acontece devido ao uso de enxaguante com álcool podem causar desde mau hálito, perda do paladar, e erosão dentária. Um paradoxo, no caso do mau hálito, surge quando o uso excessivo de enxaguantes, especialmente aqueles com álcool, acaba causando o problema que se propõe a evitar. “O álcool descama a mucosa oral, tirando a proteção natural da mucosa, além de ressecar a boca, levando à formação da “saburra lingual”, placa bacteriana na língua também responsável pelo odor desagradável”, conta Taís.
Outro problema que os enxaguantes podem causar é a perda do paladar e mancha nos dentes. “Os enxaguantes com álcool podem afetar as papilas gustativas, diminuindo o paladar ao longo do tempo, bem como alteram o pH da saliva e podem causar erosão dentária, deixando os dentes propensos a manchas amarelas e acinzentadas causadas pela exposição da dentina ou por alimentos pigmentados”, completa a especialista.
Alternativas – Bochechos com água alcalina pra equilibrar o pH são uma alternativa, mas Taís salienta que uma higiene oral eficaz é resultado da escovação e uso do fio dental. Porém, com orientação do dentista é possível encontrar produtos adequados. “Formulações apenas com flúor são indicadas para prevenir cáries e tem suas indicações de acordo com o grupo de risco à cárie, assim como formulações a base de clorexidina podem ser coadjuvantes para combater bactérias que causam a doença periodontal, também existe no mercado formulações específicas e benéficas, a base de peróxido de hidrogênio.” Contudo, o uso de enxaguantes bucais deve ser supervisionado e indicado por um dentista, pois até mesmo os bochechos com flúor podem causar fluorose em crianças, pela ingestão excessiva do flúor. “Nada substitui uma boa escovação e uso regular do fio dental. Esses são os pilares essenciais da higiene bucal”, reforça Taís.
A Odontogalerie é uma clínica odontológica especializada em tratamentos clínicos, estéticos, periodontais, cirurgias de enxertos, bucomaxilofaciais, implantes, extrações, tratamento de canal, próteses, ortodôntico e odontopediatrico. Para saber mais o site é www.odontogalerie.com.br e o instagram é @odontogalerie. A clínica fica na Avenida Monteiro da Franca, 424 — Manaíra. O telefone é (83) 99828 5600.