Paraibano é finalista em Festival de Joinville
O bailarino Gabriel Morais, da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, vai se apresentar no palco principal do Festival de Dança de Joinville, no próximo sábado (22), na variação masculina La Fille Mal Gardée. Ele, que está representando a Capital da Paraíba na 40ª edição do evento, passou pela seleção final das variações na segunda-feira (17). O Festival, considerado o maior do mundo pelo Guiness Book, acontece de 17 a 29 de julho, em Santa Catarina, reúne bailarinos de 25 estados e de países como França, Estados Unidos e Paraguai.
A abertura oficial da edição 2023 do Festival de Dança de Joinville foi na segunda-feira (17), com a apresentação da Companhia Bill T. Jones/Arnie Zane Company, norte-americana, que trouxe o espetáculo de dança contemporânea ‘What Problem?’.
São mais de 13 mil dançarinos participando do evento. A organização estima que, entre dançarinos e visitantes, mais de 230 mil pessoas devem passar pelo evento que acontece no Centreventos Cau Hansen.
O Festival de Dança de Joinville tem várias etapas. Uma delas é a Mostra Competitiva que envolve ballet clássico de repertório, ballet neoclássico, dança contemporânea, danças populares brasileiras, danças populares, internacionais, danças urbanas, jazz e sapateado.
Há o Festival 40+ para amadores acima dos 40 anos; o Festival Meia Ponta para crianças nascidas de 2011 a 2013; a Feira da Sapatilha, que reúne as tendências em moda, figurinos, tecnologia, artesanato; e ainda a Dance Parade, um desfile que acontece no sábado (22) com o objetivo de promover a dança como forma de arte expressiva e unificadora.