Representando a Paraíba
Vice-presidente da Abracrim PB (Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas — Seccional Paraíba), Natália Alves, sócia do escritório Miná & Alves Advocacia, e o presidente da entidade, Rafael Vilhena, representaram o estado no Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal (EBAC), o maior evento da área no país. Realizado em Brasília/DF. O EBAC celebrou 30 anos de fundação da Abracrim.
Com o tema central “A Redemocratização da Justiça Penal e o Respeito à Advocacia Criminal”, o encontro reuniu renomados criminalistas de todo o país para discutir temas importantes e promover o aprimoramento da Justiça Criminal. Natália Alves ressalta a importância de representar a Paraíba neste evento. “Foi uma honra representar a Abracrim-PB n o EBAC, um encontro que reúne profissionais de destaque em nossa área. Poder discutir temas fundamentais para a defesa das prerrogativas da advocacia criminal é uma oportunidade ímpar”, contou a advogada.
Durante o evento, foram abordados assuntos de interesse da comunidade jurídica e da sociedade como um todo. As discussões envolveram desde a criminalidade no Brasil e garantias processuais penais até a aplicação da pena e o encarceramento em massa. O objetivo principal foi promover a redemocratização da Justiça Penal e destacar a importância do respeito à advocacia criminal. Estiveram presentes nomes como Sílvio Almeida, ministro de Estado dos Direitos Humanos; Sebastião Reis Júnior e Rogério Schietti ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Simone Schreiber, desembargadora Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Jayme Weingartner Neto, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e Augusto Botelho, Secretário Nacional de Justiça.
Natália destaca a relevância das resoluções do evento. “As soluções que surgem em encontros como o EBAC têm impacto significativo no aprimoramento da Justiça Criminal. É essencial que advogados criminalistas estejam engajados nesse processo de transformação, e a participação da Abracrim-PB demonstra nosso compromisso com essa causa”, enfatiza.
A participação da advogada Natália Alves no EBAC representa a atuação consistente da Abracrim no fortalecimento da advocacia criminal e defesa dos direitos individuais no sistema de Justiça brasileiro.