Padrões e rupturas na arte contemporânea
Daniel da Hora, renomado artista visual nascido em Recife (PE), é reconhecido não apenas por sua carreira de 20 anos, mas também por sua versatilidade e talento em explorar diferentes campos da arte. Além de ser designer, diretor de arte, diretor de criação e professor, ele se destaca como artista visual, cujas obras transitam entre técnicas tradicionais, como desenho, gravura e pintura, e novas possibilidades encontradas na interseção entre o analógico e o digital. A mostra “Padrão e Ruptura”, seu mais novo trabalho, está em cartaz até o dia 30 de junho, no Espaço Arte Brasil, em João Pessoa.
“A ideia é justamente discutir esses dois temas a partir do que eu trago das imagens. Tem desenho e pintura, aquarela, que é algo mais dentro desse campo do padrão e tem a gravura, em relevo que é uma coisa que sempre me fascinou, um trabalho mais braçal. E há ainda o diálogo com a experimentação digital. A ideia é mostrar às pessoas esse passeio do artista por vários momentos de inquietação”, conta Daniel.
Como artista, Daniel da Hora encontra inspiração no mundo que o cerca. Cada viagem, cada experiência, tudo é uma fonte de referência para ele. O resultado de seu trabalho é o acúmulo de suas vivências e observações. O artista também encontra inspiração em suas próprias obras do passado, revivendo conceitos e ideias que permearam sua mente há 20 anos. “Fiz uma exposição há exatos 20 anos em Nova York, que usava essa coisa da janela quebrada, da ruína, e hoje eu trago de uma forma mais abstrata, na textura que está presente, inacabada. Isso está sempre recorrente na cabeça do artista, muita coisa vem e volta”, explica.
Para a exposição, Daniel selecionou cuidadosamente 16 peças divididas em três séries. A série “Passed away: passado destruído” apresenta quadros de temática mais abstrata, além de uma montagem que combina fotografia, pintura e manipulação digital. Já na série “Paisagens”, o artista cria obras a partir de gravuras em relevo tradicional, oferecendo ao público sua visão sobre campos de plantações vistos de cima, por meio de uma síntese e abstração das formas. Na série “Flower Power”, Daniel explora quatro aquarelas seriadas em FineArt, nas quais exercita a exploração da cor das flores, com um recorte detalhado e tonalidades vibrantes.
Além de seu trabalho como artista visual, Daniel da Hora também tem se destacado em projetos de design e identidade visual, expografia, montagem e curadoria de várias exposições de arte, design e publicidade no Brasil e no mundo. Sua contribuição para o campo artístico foi reconhecida com prêmios de aquisição em renomadas galerias, como Queens Library Gallery em Nova Iorque (2004), Galeria Alicia Brandy em Buenos Aires (2005) e Buzzell Studios Gallery em Santa Monica, Califórnia, EUA (2017).
Com exposições individuais e coletivas em países como Argentina, Brasil, Equador, Inglaterra, França e Estados Unidos, Daniel da Hora se consolida como um artista plástico de destaque, cuja obra cativa e instiga os espectadores a refletir sobre padrões e rupturas presentes na arte contemporânea. As obras de Daniel da Hora expostas no Espaço Arte Brasil, estão disponíveis para venda, permitindo que os visitantes adquiram e levem para casa um pedaço do talento e da criatividade desse renomado artista visual.