Exposição de brinquedos populares
O Celeiro Espaço Criativo, no Altiplano, abre exposição de brinquedos populares, nesta terça-feira (11), em alusão ao Dia da Criança. A exposição reúne peças de artistas Jalmira Linhares, Rogério da Silva e de crianças da rede municipal de ensino da Capital. O espaço está aberto a visitação do público em geral das 9h às 17h. A exposição pode ser prestigiada até o final deste mês. A entrada é gratuita.
Trabalhos expostos na amostra foram frutos de uma ação educativa da curadoria do Celeiro desenvolvida com os alunos do 5º ano da Escola Municipal Antônio Santo Neto, do bairro da Penha. Segundo Ilson Moraes, curador do Celeiro, as crianças foram estimuladas a pintar livremente. O resultado dos trabalhos estão exposto nas paredes do Celeiro.
A mostra conta também com obras em cerâmica de Jalmira Linhares, professora da Universidade Federal da Paraíba, Campus de Bananeiras e Solânea. O seu trabalho artístico é resultado da fusão dos seus estudos e de suas memórias da infância. “Nos gestos de criação das brincadeiras as crianças expressam uma linguagem muito própria. Signos de movimentos, espera, aconchego, desafios. Quando brincam, as crianças se posicionam no mundo, vasculham seus recantos mais íntimos fazendo labirintos, traquinando escaladas, esculpindo esconderijos. Brincar traduz um território expressivo”, relata a artista.
Na exposição o público poderá prestigiar também o trabalho do artista Rogério da Silva, da cidade de Lagoa Seca, interior da Paraíba. Suas peças são articuladas, feitas em madeira e resina e retratam cenas corriqueiras da infância como garotos soltando pipa, brincando de carrinho e com pneus.
Celeiro – localizado na avenida João Cirilo da Silva, nº 850, no bairro Altiplano. Aberto ao público para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.