BA’RA Hotel está pronto para receber pessoenses e turistas
“Viva o mundo ao seu redor”. O lema do BA’RA Hotel, recém inaugurado em João Pessoa, não poderia ser diferente. Mais do que uma hospedagem, o hotel convida o cliente a imergir no lifestyle e na experiência de vivenciar João Pessoa de uma maneira singular. O BA’RA está pronto e preparado para receber pessoenses e turistas de todo o Brasil e do mundo, oferecendo um jeito único de ser e servir.
De frente para a orla do Cabo Branco, em um largo aberto apenas para pedestres e veículos não motorizados, o hotel fica há poucos metros da areia da praia. Essa ligação está em seu nome, que quer dizer “mar” em tupi-guarani e na fluidez de sua marca.
Cada espaço foi pensado e desenvolvido para trazer todo o conforto e eternizar momentos, desde a área entre o passeio e a entrada do hotel, o Tropical Garden, que é aberto, sem cercas ou muros, até o rooftop, desenhado em forma de braços para acolher a cidade.
O BA’RA Hotel integra, em um empreendimento inovador, hospedagem de lifestyle e experiência a serviços de lazer, gastronomia, estética, fitness e bem estar, comércio e entretenimento para o hóspede que busca mais do que um quarto confortável. São 123 unidades, sendo 2 suítes de 40m², 2 suítes de 60m² e 119 apartamentos de 22 a 36m², numa área total de 2.107, 25m².
A construção é da Massai Construções, com desenvolvimento da Hofmann Station e arquitetura da Plan B Arquitectos. Os interiores foram desenvolvidos por Sandra Moura e o paisagismo por Patrícia Lago.
Apartamentos — As suítes foram projetadas dentro de um conceito de pura delicadeza com móveis de grife Florence e enxoval Trousseau, colchões ultra confortáveis e lençóis de algodão egípcio 300 fios, bem como travesseiros com penas de ganso. “Temos todas as configurações de quartos, que acomodam desde uma ou duas pessoas até uma família com crianças. Também somos petlovers, com caminha, bebedouro personalizado e cardápio pet. Todas as suítes têm vista para o mar, parcial ou frontal”, detalha o diretor de Vendas e Marketing do BA’RA, Marcel Marin.
Os quartos se apresentam como “ilhas fluviais”, localizadas em rios que têm como propósito derradeiro desembocar no mar — assim como todos os corredores e áreas comuns do BA’RA. Mais que conforto e beleza, o BA’RA também levou o conceito de lifestyle para todos os segmentos, até mesmo do que não é visto, mas sentido. Para proporcionar a melhor experiência de sono aos hóspedes, o hotel conta com um design acústico desenvolvido pelo estúdio Harmonia, responsável por projetos como o Museu do Amanhã, o Hotel Four Season e o Google Brasil, bem como esquadrias alemãs Veka, das mais premiadas e conceituadas do mundo.
A premiada arquiteta Sandra Moura é a responsável pelos interiores. Os ambientes por ela concebidos visam reforçar a riqueza da Paraíba e das paisagens naturais do estado com espaços que equilibram rusticidade, elegância e identidade.
Projeto arquitetônico — “A arquitetura em ‘U’ na verdade são ‘braços’. Temos essa brincadeira que o hotel está abraçando a cidade. As janelas têm uma leveza que quando abrem parecem ondas do mar, simulando madeira. Nada é por acaso, assim como o BA’RA não tem muros, o que cria uma conexão”, ressalta Marcel. Já o Tropical Garden é um espaço integrativo não só para hóspedes, mas também para passantes. Ele pode ser usado para eventos, mas também como um espaço para fotografar e aproveitar.
O estúdio colombiano Plan B, que projetou o Jardim Botânico de Medellín, foi o responsável pelo projeto do BA’RA. De acordo com Marcel, o estúdio usa muito verde para criar uma arquitetura que se integra ao ambiente da cidade.
Restaurantes — Marcel destaca que para elaborar os cardápios, o hotel buscou entender o paladar do morador de João Pessoa. “Estamos fazendo um hotel em primeiro lugar para o pessoense, para se sentir à vontade, um lugar super icônico, disruptivo e pensamos com muito carinho para receber o pessoense, que ele frequente nosso restaurante e queira se hospedar”, aponta.
A chef Carol Panarotte comanda as operações de alimentos e bebidas e traz ainda mais sofisticação à experiência BA’RA. Ela já esteve em renomados restaurantes da Capital e trabalhou com nomes como Onildo Rocha e Salvatore Loi. “Esses são os pilares da nossa gastronomia, a culinária brasileira com pratos regionais, italiana e francesa”, ressalta.
O Iocá é a trattoria do BA’RA, com gastronomia típica da Itália com terruá nordestino. Os ingredientes são orgânicos e com produção artesanal, proporcionando experiências gastronômicas com aromas e texturas. “O nome é uma fusão, ‘i’ de italiano e ‘ocá’ de oca, para remeter à brasilidade”, destaca Marcel. Enquanto, no rooftop, a atração gastronômica é o Orama, que vem do tupi-guarani e significa “espetáculo”. O propósito do gastrobar é inspirar as pessoas e oferecer uma experiência única com vista privilegiada da orla de João Pessoa. “Ele fica no ponto mais alto do hotel e quando se pensa em céu, remete a esse espetáculo que para o índio é muito forte a ligação”, conta.
Bem-estar, esportes e lazer — “O rooftop é como a antena do hotel, sintonizando tudo. De um lado, temos nossa área de bem estar com spa, piscina com prainha e academia e do outro o gastrobar, Orama, com vista panorâmica”, destaca Marcel. O BA’RA e o Umi uniram seus mares para criar o espaço Spa by Umi, um local de reconexão, com experiência sensorial para um reencontro com o corpo e a mente. São oferecidos tratamentos corporais e faciais com os cosméticos veganos Care Natural Beauty. O SPA também é aberto ao público.
A integração com a natureza é marca do BA’RA, e a localização destaca essa convergência. A infraestrutura da Capital paraibana proporciona ao hóspede vivências também fora do hotel como 10 km de ciclovia à beira-mar, espaços de prática de vôlei de praia, futevôlei e beach tennis e o mar de Cabo Branco. “A orla fechada para carros das 5h às 8h é outro atrativo, com mais espaço para atividades ao ar livre. Na cidade, os prédios também só vão até o quinto andar, o que protege a fauna, a flora e não tapa o sol na praia. Estamos bem em frente às piscinas naturais do Seixas e de Picãozinho, com água morna, tranquila e com essa cor maravilhosa”, contempla Marcel.
As crianças também têm um leque de atrações preparadas por profissionais de educação física e pedagogos especialmente para incentivar o aprendizado e a conscientização com entretenimento: o Kids Club. São oficinas, leituras, circuitos lúdicos, gincana de convívio, dias temáticos sobre natureza e gastronomia, oficinas com mini chefes, caminhadas de pais e filhos, piscina de bolinhas, entre outros.
Experience — Em parceria com a Luck Receptivo, o BA’RA criou diversos roteiros personalizados para os mais variados tipos de hóspedes. São city toura, passeio a Cabaceiras e Lajedo do Pai Mateus, Lual Areia Vermelha de Caiaque, Lancha Experience, Pipa Experience, Trilha dos Coqueirais e Trilha dos Quilombolas. “Em toda viagem, na volta não somos mais os mesmos. Se é impactado de diversas formas e não será diferente. São experiências que constroem”, constata o diretor.
O hotel também se destaca pela responsabilidade social. O BA’RA possui um comitê de diversidade e inclusão, cuja missão é promover experiências únicas marcadas pelo acolhimento e empatia em todos os seus espaços. “A inclusão está no DNA, não é uma questão de escolha, temos uma cultura inclusiva, pautada na diversidade e respeito independente de etnia, gênero, orientação sexual, política, religião, deficiência, naturalidade ou qualquer outro tipo de característica”, diz. O hotel também é associado à IGTLA (Associação Internacional de Turismo LGBTQ+).
Outra iniciativa do hotel é a criação do comitê de ESG (Governança corporativa, social e ambiental), sob orientação da empresa SIMBIOSE, a mais estruturada consultoria do setor voltado para a hotelaria do Brasil.
O hotel — Localizado na Praia de Cabo Branco, o BA’RA Hotel é fruto da união entre a Construtora Massai, do jogador de futebol e empreendedor Hulk, da Florense Paraíba e da Hofmann Station. As reservas para o BA’RA já podem ser feitas pelo site: https://barahotel.com.br e pelo email reservas@barahotel.com.br. Para acompanhar as novidades, o perfil no Instagram é @barahotel.