João Pessoa Film Comission em São Paulo
A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) está levando para longe a experiência que realiza na Capital paraibana. Semana passada, em uma viagem a São Paulo, o diretor executivo da Fundação, Marcus Alves, fez duas intervenções durante a Expocine, apresentando a João Pessoa Film Comission como instituição capaz de atrair empresas produtoras de cinema para realizarem suas produções na cidade.
Na tarde da última quinta-feira (22), ele participou de um painel promovido pela Spcine – empresa pública que promove e desenvolve o cinema de São Paulo – e falou sobre o papel do estado, do ente administrativo municipal no processo de difusão do audiovisual. “Nesse painel, apresentei a política de audiovisual que estamos construindo desde o ano passado em João Pessoa. Essa política passa pelas questões da difusão, formação e produção do audiovisual na cidade”, disse.
Ele ambientou os exemplos locais a partir da criação da Agência de Audiovisual de João Pessoa, a João Pessoa Film Comission, Festival Internacional de Cinema, e todas as ações que a Prefeitura da Capital vem fazendo em relação à difusão do cinema.
Além de Marcus Alves, participaram do painel ‘O papel do Estado na difusão do audiovisual’ Lyara Oliveira, da Spcine; Maurício Hirata Filho, da RioFilme e Felipe Dias Rêgo, da Fundação Gregório de Mattos.