Colab
Com o compromisso de trazer o consumidor como protagonista e participante ativo de suas estratégias, Boticário lança a Botik Colab, um projeto que chega para incluir e escutar ainda mais as mulheres maduras no desenvolvimento das estratégias de Botik, marca de cuidados faciais lançada em 2020. Para materializar a colab, a marca convidou a jornalista e apresentadora Maria Cândida, além de quatro integrantes da Geração Botik para acompanharem os próximos passos da marca de cuidados faciais avaliando aspectos, como: posicionamento, comunicação, representatividade, relevância e atratividade, por meio da testagem de produtos e identificação de pontos positivos e de melhorias, mapeando oportunidades de acordo com as necessidades da mulher madura.
As integrantes da Geração Botik ou “botikers” – como se autointitulam – são um grupo de mulheres parcerias da marca desde 2020, ocasião do lançamento, em que foram pré-selecionadas e capacitadas como influenciadoras digitais 40+, após O Boticário identificar um gap na representatividade desse perfil no marketing de influência. Por isso, desde então, são ativadas recorrentemente pela marca para amplificar os lançamentos e as novidades em primeira mão, além de representarem o principal target de Botik. Na nova iniciativa, as quatro integrantes selecionadas passam a atuar de forma conjunta e sinérgica com Maria Cândida, representando diferentes tipos de peles e dando espaço às principais demandas da beleza madura que, muitas vezes, é desconsiderada pelo mercado.
Para Marcela De Masi Nogueira, Diretora de Branding e Comunicação do Boticário, a mulher sempre esteve no centro das principais conversas promovidas pela marca, e trazê-las para uma posição de protagonismo desde a criação do portfólio dos produtos reforça os compromissos da marca. “Temos muito orgulho de dizer que há 45 anos dialogamos de forma constante e intimista com a mulher brasileira. Trazer mulheres maduras reais para cocriar uma beleza mais representativa, inovadora e qualificada mostra o que já começamos a trabalhar e queremos seguir construindo cada vez mais nas próximas décadas”, comenta a executiva.
A iniciativa inclui as cinco mulheres em todas as etapas de pesquisa e desenvolvimento de produtos de Botik e inclui visitas periódicas ao Centro de Pesquisa&Desenvolvimento do Grupo Boticário, localizado em São José dos Pinhais (PR). O espaço é referência em tecnologia genuinamente brasileira e conta com um repertório de mais de quatro décadas no estudo da pele, aliado às necessidades e demandas reais do consumidor e da sociedade como um todo.
A Botik Colab vai ao encontro de outras ações da marca com foco em maturidade e combate ao preconceito etário, como a campanha de 45 anos do Boticário, celebrada em agosto deste ano, em que foi firmada uma parceria com a Maturi, referência em ações com impacto direto no mercado de trabalho para o público maduro, como a capacitação gratuita para mais de 5 mil mulheres empreendedoras 45+ que buscam se redescobrir na maturidade.
A marca de cuidados faciais do Boticário nasceu em 2020, com foco nas necessidades da pele brasileira madura, em tecnologia e ativos consagrados da dermatologia, como Vitamina C, Ácido Hialurônico e Vitamina B5. “”Botik é a única marca do Boticário que conta com uma comunidade que recebe treinamento e informações exclusivas desde o princípio. Em todos os lançamentos, as mulheres da Geração Botik são nossas principais embaixadoras para comunicar skincare de forma descomplicada e acessível – são quase 200 parceiras espalhadas por várias regiões do Brasil”, completa Marcela De Masi Nogueira.
As integrantes da Botik Colab
Entre as cinco convidadas, Maria Cândida, jornalista e apresentadora que esteve presente na estratégia de lançamento de Botik, une-se a quatro botikers. “Nasci analógica e me reinventei no digital, por isso incentivo outras mulheres a se aventurarem nesse universo também. Trocar com as botikers está sendo uma experiência incrível, isso porque a Botik Colab é um projeto idealizado para nós, mulheres maduras, que queremos estar cada vez mais presentes no mercado de consumo, incluindo o de beleza”, explica.
Além dela, as quatro botikers foram convidadas considerando a diversidade de peles e suas condições de pele, como rugas e linhas finas, acne, melasma e outras. A escolha contempla representantes de diferentes regiões do país, para que possam levar em consideração diferentes características climáticas na testagem dos produtos. Por meio dos feedbacks, o processo de desenvolvimento dos produtos continuará seguindo uma série de testes para garantir a eficácia, segurança e alta performance dos itens da linha, mas também levando em consideração as percepções da consumidora final.
A Botik Colab vai ao encontro de outras ações da marca com foco em maturidade e combate ao preconceito etário, como a campanha de 45 anos do Boticário, celebrada em agosto deste ano, em que foi firmada uma parceria com a Maturi, referência em ações com impacto direto no mercado de trabalho para o público maduro, como a capacitação gratuita para mais de 5 mil mulheres empreendedoras 45+ que buscam se redescobrir na maturidade.
A marca de cuidados faciais do Boticário nasceu em 2020, com foco nas necessidades da pele brasileira madura, em tecnologia e ativos consagrados da dermatologia, como Vitamina C, Ácido Hialurônico e Vitamina B5. “”Botik é a única marca do Boticário que conta com uma comunidade que recebe treinamento e informações exclusivas desde o princípio. Em todos os lançamentos, as mulheres da Geração Botik são nossas principais embaixadoras para comunicar skincare de forma descomplicada e acessível – são quase 200 parceiras espalhadas por várias regiões do Brasil”, completa Marcela De Masi Nogueira.