Encontro na RURALTUR
O primeiro Encontro Nacional de Instâncias de Governança Regional (IGR) acontece no dia 10 de setembro, dentro da programação da 18ª Feira de Turismo Rural do Brasil – RURALTUR. Alessandra Lontra, coordenadora do 1° Encontro das IGRs, gerente Executiva do Desenvolvimento do Turismo do Estado da Paraíba, interlocutora estadual e representante do Nordeste do Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo (MTur), destaca a importância da realização deste evento na Paraíba. “Somos o estado com maior número de IGRs formalizadas e acreditamos que os cases que serão mostrados poderão servir de modelo para a tomada de decisão das outras regiões que ainda não têm IGR formalizada”, conta.
Alessandra explica que as IGRs são organizações com participação do poder público e dos atores privados dos municípios componentes das regiões turísticas do Brasil. Elas têm o papel de desenvolver o turismo em âmbito regional, seguindo as Diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) do Ministério do turismo (MTur). “Para regionalizar não basta só agrupar municípios com certa proximidade e similaridades.
Dentro do processo de regionalização do Turismo precisamos construir um ambiente democrático, harmônico e participativo entre poder público, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade”, ressalta.
Segundo Alessandra, uma das diretrizes do PRT é justamente incentivar essas IGR’s a se formalizarem, abrindo seu próprio CNPJ e que possam trabalhar a estruturação e qualificação dessas regiões para que elas possam assumir a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento. “Isso possibilitaria a consolidação de novos roteiros como produtos turísticos rentáveis e com competitividade nos mercados nacional e internacional”, explica. Para isso, as IGRs devem encontrar um modelo jurídico que melhor se adeque à sua região e realidade.