Harmonizações de vinhos com o almoço de Páscoa
Depois de dois anos seguindo as restrições sociais impostas pela pandemia de Covid-19, esta Páscoa marca a volta das reuniões presenciais e é uma ótima oportunidade para reunir amigos e familiares e celebrar. Para não ficar dúvidas sobre qual é o melhor vinho para harmonizar com o pescado preferido da Páscoa, o enólogo Carlos Cabral separou algumas indicações com as melhores combinações.
Segundo o especialista, de uma forma geral, as ceias de Páscoa podem ser regadas a vinhos brancos ou ainda aos clássicos vinhos verdes, que são coringas tanto para acompanhar os aperitivos quanto para harmonizar com bacalhau assado. “No caso de uma bacalhoada à portuguesa bem temperada com pimentões, azeitonas e cebolas, pode-se pensar em vinhos tintos mais encorpados”, ele indica.
Para o Pão de Açúcar Adega, plataforma especializada em bebidas premium, Cabral fez uma seleção especial de rótulos para a data, conheça:
Vinho Português Tinto Reserva Esporão (750ml)
Sobre o rótulo: Oriundo da localidade de Reguengos, na região do Alentejo, este vinho é um ícone de Portugal, consagrado por milhões de consumidores pelo mundo. Suas uvas são Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon. Seus aromas têm notas balsâmicas, e os aromas de baunilha são notados devido ao longo estágio em barricas de carvalho.
Harmonização: Um vinho indicado para acompanhar a requintada gastronomia alentejana, na qual as carnes de porco e as diversas formas de receitas de bacalhau se destacam.
Vinho Chileno Tinto Pangea Syrah (750ml)
Sobre o rótulo: Um clássico da vitivinicultura chilena. Vinho pujante, com corpo marcante e aromas de especiarias. Uma expressão com destaque da uva Syrah cultivada no Vale de Apalta.
Harmonização: Vinho ideal para acompanhar pratos gordurosos e cozidos em geral. Este vinho passou 22 meses em barricas de carvalho.
Vinho Argentino Branco CATENA Chardonnay (750ml)
Sobre o rótulo: Estes brancos são encorpados, mas sem os taninos dos tintos mais robustos, que deixam um gosto metalizado na boca quando combinados com o bacalhau. O Catena Chardonnay tem também uma ótima acidez, que limpa o palato e ajuda a cortar a gordura que é tão comum nos pratos de bacalhau.
Harmonização: Por ser um branco fermentado e maturado em barricas de carvalho, é uma das melhores opções para harmonizar com bacalhau.
Vinho Português Cartuxa Colheita Évora Branco (750ml)
Sobre o rótulo: O Cartuxa Colheita Branco é produzido pela prestigiada Adega Cartuxa. Este importante vinho alentejano é elaborado a partir das castas Antão Vaz e Arinto e apresenta um aroma fino com notas de frutas cítricas. Na boca apresenta uma grande harmonia, com leve mineralidade e frescor. De corpo médio e uma boa acidez, harmoniza perfeitamente com um delicioso bolinho de bacalhau.
Vinho Português 10 Years Old Tawny Port Graham’s (750ml)
Sobre o rótulo: O Graham’s 10 anos tem bom corpo e notas de frutas com toque amendoado que casam perfeitamente com o gosto e a estrutura do chocolate.
Harmonização: É a pedida ideal para chocolates ao leite, que pedem um vinho que seja doce, mas que tenha taninos para aguentar o peso que essa deliciosa iguaria tem no palato.