Mary Help
A Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), pretende expandir para 172 das 184 cidades pernambucanas, o programa Crédito Popular, que visa beneficiar empreendedores de pequenos negócios, que desde seu início em outubro de 2019, já comtemplou cerca de 20 mil pequenas empresas, totalizando R$ 44,2 milhões em financiamentos.
Para quem quer empreender, uma boa aposta é o mercado de franchising. Relatório divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostra que o setor voltou a crescer em 2021, registrando aumento de 10,7% e atingindo faturamento de R$ 185 bilhões. Foi contabilizado também, que em média, cada franquia gera oito empregos diretos.
As vantagens são muitas ao adquirir uma franquia, entre elas: marca conhecida, não precisar começar um negócio do zero, receber o projeto pronto para trabalhar, ter referências em andamento para servir de inspiração, entre outros.
Um exemplo bom e acessível, é a rede de franquias Mary Help, que oferece serviços de diaristas em residências e empresas, faz seleção de profissionais e ainda terceiriza mão de obra. Reconhecida por qualidade nos serviços, a franquia por ser adquirida com um investimento a partir de R$40 mil e seu faturamento pode chegar a R$ 200 mil mensais. A rede já possui uma em João Pessoa, mas pretende expandir o negócio em todo o estado. Atualmente o setor de limpeza e conservação é responsável por 14,7% do faturamento do setor de franquias.
A empresária Karina Ramos Neves Cavalcanti, é um caso de sucesso na rede Mary Help. Ela estava sobrecarregada psicologicamente, pois a correria do trabalho não deixava tempo para cuidar da sua família e saúde. Foi então que decidiu deixar de ser empregada e buscar o próprio negócio.
“A Mary Help está contribuindo diretamente para alcançar meus objetivos pessoais e profissionais, pois passei a ter condições financeiras para realizar meus prazeres – viajar, comprar, construir. Na área profissional, é muito gratificante saber que estou podendo ajudar de forma humanizada e personalizada meus clientes, bem como a profissionalizar, respeitar, dignificar e evoluir o setor”, comenta Karina. Com duas unidades, uma na Paraíba e outra no Pernambuco, ela tem um faturamento de R$ xx mil ao ano e xx clientes alcançados.
“Há muitas redes de franquia que visam o crescimento rápido, negligenciando o bom atendimento aos franqueados e aos clientes das unidades. Essas marcas iniciam seus negócios sem ter uma loja piloto e sem sequer ter experiência na área. O resultado disso é um “voo de galinha”, ou seja, a rede cresce muito e depois tem uma grande quantidade de unidades fechadas.
Durante 11 anos de existência, a Mary Help nunca deixou de se aperfeiçoar e evoluir, com equilíbrio e qualidade”, comenta José Roberto Campanelli, diretor da marca.
Sobre a Mary Help
A Mary Help é a primeira franquia do Brasil a realizar a intermediação no serviço de diaristas. A gama de serviços oferecidos vai além das faxineiras, pois os clientes também podem agendar e contratar lavadeira, passadeira, cozinheira, copeira, cuidadores de idosos e até garçons e churrasqueiros para festas e eventos. O negócio aproxima quem precisa de prestadores de serviço a quem está apto a realizá-los, de maneira fácil e prática. Nas 146 unidades da rede são feitas em média 503 mil diárias.
Ficha de Investimentos Mary Help
Investimento Total: de R$ 40.000,00 à R$ 60.000,00
Taxa de franquia: R$ 24.000,00 a R$ 39.000,00
Capital de Giro: a partir de R$ 3 mil
Área para o ponto: sem ponto para operação home-based ou 30 a 50 m² para unidades físicas
Número de funcionários por unidade: 1 a 2
Faturamento médio mensal (estimado): R$60.000,00 podendo chegar até R$ 200 mil.
Lucro Médio Mensal: de 15% a 25% sobre o faturamento bruto
Royalties: Fixo de 1,75 SM a 3,25 SM (salário mínimo);
Taxa de publicidade: não é cobrada
Prazo de retorno do investimento: 12 a 14 meses