Inspiração musical
Com projetos sustentáveis, educativos e sociais de voluntários no interior da Paraíba, a ONG Milagre Sertão atua há 8 anos no interior do estado prestando assistência às famílias que sofrem com os efeitos da seca. Após uma expedição realizada em 2018, no município de Sumé, o cantor e compositor Rodrigo Bittencourt usou a ação como inspiração artística e compôs “Quando Chove no Sertão”, música que representa os sertanejos e sua história de vida.
Embora tenha nascido e crescido na zona urbana, assim como muitos nordestinos, Rodrigo tem uma família com fortes raízes. Ao participar da ação da ONG, de acordo com ele, foi possível resgatar suas raízes e aproximar-se do sertão. “Quando voltei da ação achei que tinha algo a dizer sobre a força do sertanejo, seu amor pela terra, o potencial da natureza e sua habilidade de renascer sempre. Sentei com o violão e pude descrever a imagem da ação preservada em minha mente, escrita na alma e levando não só a história dos sertanejos, como também a da minha própria família”, conta.
Retratando o clima, a vegetação, o relevo típico e a simplicidade do sertão paraibano de forma viva, Rodrigo, que é voluntário da ONG, diz que tem uma relação especial com a música. “Ela pinta o cenário do sertão e entre todas as músicas que compus, ela é a que melhor representa a realidade que eu passei a desfrutar por meio das ações da ONG”, comenta o cantor.
Apesar de ainda não ter sido gravada, “Quando Chove no Sertão” está entre as canções suplentes para o IV Festival de Música da Paraíba, promovido pelo Governo do Estado junto a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), que tem por objetivo fomentar a cultura local. Para ouvir outras canções autorais de Rodrigo Bittencourt, o instagram dele é o @rodrigombitt e o youtube ( youtube.com/user/rodrigomb12)