Destaque nacional
O Grupo de Estudos em Arbitragem e Comércio Exterior do Unipê – GEACE do Unipê se destacou na maior competição de arbitragem da América Latina, a Competição Brasileira de Arbitragem, consagrando-se entre as oito melhores faculdades de Direito do país e a melhor do Norte-Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. A conquista, de acordo com o professor Napoleão Casado, que é coach do time do Unipê e também tem experiência com o time da PUC-SP, é notável e fruto, principalmente, de muita dedicação por parte dos estudantes.
“Nossa atuação causou muita admiração em todos os 1.200 participantes da competição. Tanto que a OAB-RJ gravou um vídeo comigo questionando como uma Equipe de uma região sem tradição em Arbitragem já chega tão longe na sua segunda participação. O segredo disso está na perseverança dos alunos. Nos últimos 30 dias eles treinaram todos os dias, com faculdades de todo o Brasil, via Skype, participando, ainda, de uma prévia na cidade do Rio de Janeiro. Uma persistência que fez a diferença na competição”, declarou Casado.
A equipe do Unipê ficou entre as oito melhores faculdades de Direito do Brasil, ao lado de UERJ (campeã), USP, UFMG, FGV-SP, UFRGS, UNB e Universidade Positivo. “Ou seja, fomos a melhor universidade do Norte e Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Dentre 72 equipes participantes”, celebrou o coach do time.
Uma participação digna de elogios de todos os árbitros em uma competição que passou pelos melhores escritórios de advocacia do país. Um resultado de destaque, de acordo com Napoleão Casado, que destaca que esta é apenas a segunda participação do Unipê na competição nacional, que é a maior da América Latina. Com os resultados alcançados, para Napoleão, as chances são de que o Unipê seja brevemente campeão nacional de arbitragem.
“Temos plenas condições de nos próximos anos ser campeões. Mas vencer nessa competição importa muito menos que o processo de aprendizado. É uma escola de argumentação, onde o aluno sai preparado para advogar ou para exercer qualquer outra atividade na carreira jurídica. Um dos oradores, inclusive, já saiu da competição contratado por um escritório de advocacia de São Paulo. É uma excelente vitrine profissional”, ressaltou.