Homenagem ao ex-presidente João Pessoa
Nesta quarta-feira (26), acontece a tradicional solenidade em homenagem ao ex-presidente João Pessoa, assassinado no dia 26 de Julho de 1930. Às 9h30 será realizada uma missa na Basílica de Nossa Senhora das Neves, em seguida, ato cívico na Praça João Pessoa, onde alguns oradores irão se pronunciar sobre o legado do ex-presidente.
Serão oradores um representante do Governo do Estado, Itapuan Botto Targino, que falará em nome da Academia Paraibana de Letras, o jornalista Abelardo Jurema, que faz pronunciamento em nome da família, ele que é sobrinho neto do ex-presidente, e a jornalista Rosa Aguiar, cujo pai, historiador Wellington Aguiar, falecido há três anos, era orador oficial e autor de vários livros sobre o político. “João Pessoa foi um homem à frente de seu tempo, e farei uma análise de suas iniciativas para colocar a Paraíba na trilha da modernidade, combatendo a corrupção da época”, afirmou Rosa.
A solenidade acontece há 87 anos, promovida pelo Governo do Estado. Segundo Abelardo Jurema, é importante manter a tradição, uma oportunidade das pessoas conhecerem um pouco sobre a história. “Há sempre o que dizer e o que ouvir, e isso é uma contribuição de pessoas que estudam a história, diante da tantos equívocos”.
Depois do ato cívico na Praça João Pessoa, acontece a visita ao mausoléu do ex-presidente, nos jardins do Palácio da Redenção. João Pessoa foi assassinado em 26 de julho de 1930, no Recife (PE), pelo advogado João Dantas. Travou, durante o seu governo, uma guerra contra as oligarquias.Era candidato a vice presidente da República na chapa de Getúlio Vargas e seu assassinato é considerado o estopim da Revolução de 1930.