Festival de Cinema Brasileiro de Paris
Os 50 anos do Tropicalismo, divisor de águas da história da cultura brasileira, estão sendo celebrados na 19ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, que começou na terça-feira (20), na capital francesa, no tradicional cinema Arlequin.
Além de uma mostra e de debates relacionados ao movimento impulsionado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rogério Duarte, Hélio Oiticica, entre outros, a programação deste ano conta com 20 filmes. Elis, de Hugo Prata, estrelado por Andréia Horta, abre a programação.
Estão confirmadas as presenças dos atores Maria Ribeiro, Clara Choveaux e Conrad Nilo, dos diretores Lais Bodanzky, Alberto Graça, Jorane Castro e Pedro Sodré. Kátia Adler, diretora do festival, ressalta que o objetivo da mostra de cinema é levar ao público francês a pluralidade do nosso cinema.
“Além de servir de vitrine do cinema nacional na Europa, o evento tem como objetivo vender os filmes para os distribuidores franceses. Nestes últimos anos, mais de 25 longas entraram no circuito de cinemas da França depois de serem exibidos no festival”, festeja ela.