Alerta!
O nutrólogo Bruno Cosme comentou recentemente em seu perfil no Instagram sobre uma doença muito frequente e que muitos subestimam sua gravidade: a famosa gordurinha no fígado (esteatose hepática). Hoje o RCVIPS reproduz e alerta os leitores:
“Quantos de vocês não já realizaram ou tem um familiar que fez uma ultrassonografia de abdome e foi constatado esse problema? – Quando solicito algum exame que detecta o problema o paciente já chega falando: não deu nada demais doutor, não deu nenhum câncer, APENAS uma gordurinha no fígado. Ou então: doutor, eu nem bebo e meu fígado está cheio de gordura.
Pois o que quero alertá-los é que de todas as complicações decorrentes da obesidade, a esteatose hepática é talvez a mais insidiosa, geralmente sem sintomas e pode progredir para inflamação do fígado (esteato hepatite não alcoólica), fibrose, cirrose, podendo inclusive aumentar marcadamente o risco de tumor no fígado (carcinoma hepatocelular), MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA INGERIDO UMA GOTA DE ÁLCOOL. – E o que pode ter causado essa gordura no fígado e como tratá-la?
Alimentação desregrada com excesso de consumo de carboidratos refinados, excesso de consumo de frutose (paciente toma 6 copos de suco de laranja todo dia e acha que está tudo ótimo), sobrepeso e obesidade, diabetes, uso de termogênicos/lipolíticos sem a prática associada de atividades físicas, são algumas das causas.”
A boa notícia é que a esteatose hepática e a esteatohepatite são doenças reversíveis e tem tratamento, já o estágio de fibrose é irreversível. E ai vai ficar achando que uma gordurinha no fígado não é nada demais? Ou vai tomar uma atitude em benefício da sua própria saúde? Atualmente a PERDA DE PESO com modificação do estilo de vida é a maneira mais eficaz de erradicar esse problema e alguns nutrientes e medicamentos podem ajudar no processo, como a vitamina E, pioglitazonas e ácido obeticolico (que ainda não apresentam aprovação para esse fim pelo FDA). Está acima do peso? Com aquela barriguinha de chopp? Alimentação completamente desregrada? Sedentário? Vamos cuidar da nossa saúde, nosso bem mais precioso! Procure atendimento médico para diagnóstico e tratamento!“