Você sabia?
Devidos aos seus benefícios as amêndoas (Prunus dulcis) são consideradas um superalimento. Aprenda com o nosso colaborador, o nutrólogo Bruno Cosme, mais sobre essas sementes que já são cultivadas há milhares de anos na região do Mediterrâneo.
Amêndoas são uma excelente fonte de magnésio, vitamina E, fibras, gorduras insaturadas e muitos outros nutrientes. Amêndoas podem promover a perda de peso e ajudar a reduzir a gordura da barriga. Além disso, podem reforçar o sistema imunológico e ajudar a melhorar a saúde do coração e do sistema digestivo. Elas podem ser consumidas cruas ou torradas. Também podem ser utilizadas na fabricação de farinha, leite, óleo e até mesmo manteiga. Uma vez que são livres de glúten, as amêndoas são frequentemente utilizadas em dietas para celíacos, pois substituem a farinha de trigo.
As amêndoas possuem pouco carboidrato. Uma porção de 28 g tem 6 g de carboidratos. Também possuem pouco açúcar, apenas 1,2 gramas a cada 28 g. Elas têm um índice glicêmico baixo, ou seja, não causam grandes picos nos níveis de açúcar no sangue, tornados as uma boa opção também para os diabéticos. São ricas em fibras solúveis e insolúveis, cerca de 12,5% do seu peso. Uma porção de 28 g contém 3,5 g de fibra (a fibra ajuda a controlar o açúcar no sangue, diminuindo a absorção de carboidratos). Além de beneficiar a saúde digestiva. Amêndoas são ricas em proteínas, essencial para o crescimento e várias funções do corpo, uma porção de 28 g possui 6 g de fibras. No entanto, as amêndoas são carentes em aminoácidos essenciais, como lisina, metionina e treonina. Por consequência, elas não podem ser consideradas fonte de proteína total. Apesar disso, são uma boa fonte do aminoácido arginina, o que pode ajudar na cicatrização de feridas, tratamento de infecções e na saúde do coração.
Em peso, as amêndoas são cerca de 50% de gorduras boas. Cerca de 90% de gordura das amêndoas consistem de ácidos mono e poli-insaturados, substâncias associadas à diminuição do risco de doença cardíaca. É válido citar que cerca de 10 a15% dessas gorduras não é absorvida pelo corpo.
Isso faz com que as amêndoas sejam ótimas aliadas ao processo de emagrecimento. Pois dão saciedade e também ajudam a aumentar o metabolismo. Vários estudos mostram que as amêndoas podem promover a perda de peso e ajudar a reduzir a gordura da barriga.