Fartura Gastronômica
A quinta edição da Expedição FARTURA Gastronomia dará inicio à sua primeira etapa no próximo domingo (13). O destino da vez é a Paraíba, onde o curador do Projeto Fartura e coordenador da Expedição, Rusty Marcellini, e sua equipe visitará cerca de sete cidades diferentes.
Durante toda a viagem o grupo será acompanhado pelo chef paraibano Onildo Rocha, que em 2015 fez parte dos festivais Fartura Fortaleza e Fartura Belo Horizonte. À frente do Grupo Roccia, que engloba o restaurante Roccia Cozinha Contemporânea, no Hotel Cabo Branco Atlântico, e o bufê Casa Roccia, que assina os principais eventos da cidade, Onildo é um dos principais nomes da gastronomia nordestina, sendo precursor da alta gastronomia paraibana. O chef também é conhecido por pesquisas sobre os produtos típicos de sua região. Entre eles está o arroz vermelho da Paraíba, também conhecido como arroz da terra, e que marcará o começo da viagem – em uma fazenda, na cidade de Patos, produtora do arroz e de queijo coalho.
De Patos a equipe segue para Taperoá, que abriga a Fazenda Carnaúba e produz um reconhecido queijo de cabra a partir da criação de caprinos criados por Manoelito Suassuna. O sobrenome do proprietário não é mera coincidência com o do escritor Ariano Suassuna. Já na cidade de Picuí a Expedição terá como tema a carne de sol. Depois, em Areia, as visitas seguem em torno da Cachaça Triunfo, do Restaurante Rural Vó Maria, que utiliza produtos cultivados por uma associação de jovens agricultores, e da A Casa do Doce, com mais de 70 tipos de doces, muitos preparados com frutas sazonais.
A próxima parada será em Campina Grande. Na cidade que ganhou fama pelas festas de São João está a fazenda Casa de Cumpade, com restaurante voltado para a cozinha de raiz. Além de abrigar o restaurante, o lugar é procurado por apresentar diversas manifestações culturais, que também envolvem a gastronomia. Prato cheio para o público no período junino.
Em Cabaceiras a Expedição conhecerá o “Bode no Buraco” e o “Xixi de Cabrita”. O primeiro trata-se de uma receita, que tem como destaque o cozimento da carne de bode em uma panela enterrada na terra. O segundo, um licor feito com leite de cabra. Assunto de sobra para se chegar à capital, João Pessoa, onde os ingredientes regionais serão explorados. Para isso, lugares como centros de distribuição, passando por mercados até os restaurantes típicos estão na lista. A viagem termina com a participação especial de seu “chef companheiro”, Onildo Rocha. Ele e outros chefs dos restaurantes Quintal Restô e Mangai (os dois com uma estrela no Guia 4 Rodas) irão preparar receitas criadas a partir de toda o conceito da Expedição.