Natal de ouro
Todo mundo se sente um pouco extravagante as festas de fim de ano. Quase todo mundo pode fazer alarde sobre presentes como uma especial roupa ou talvez até mesmo uma árvore de natal bem mais cara para enfeitar a sua casa. Um chef escocês, no entanto foi além dos limites para um espetacular Natal, lançando uma sobremesa recheada de ingredientes caros em um dos doces mais tradicionais do Natal no Reino Unido: o pudim.
Folhas de ouro 23 quilates são uns dos principais ingredientes do Ultimate Millionaire Christmas Pudding. Criado pela estrela “Michelin” o chef Matt Worswick, do hotel Thornton Hall, onde ele usa ingredientes como folhas de ouro 23 quilates e edição 140º aniversário ultra-rara Remy Martin Louis XIII Black Pearl cognac.
Avaliada em £ 8.550 (R$ 51.800), a sobremesa é pulverizada em prata comestível.
A receita inclui ingredientes inusitados, quando comparada à da sobremesa original. Carne, farinha de rosca, groselha, sucos de laranja e limão e açúcar Demerara, são alguns deles. “Eu queria criar o doce mais extravagante, como nunca havia visto e ainda não vi. Uso dos mais caros ingredientes e consegui chegar ao extremo, como queria”, explica Matt.
Com tempo de preparo de 10 horas, dividido entre oito horas de banho maria e duas de preparação, pedaços de £ 2.500 (R$ 15.150).
“Pudins de Natal são, na maioria das vezes, pesados e difíceis de digerir. Só têm ingredientes porcaria. Decidi, então, recriar a melhor versão do tradicional. E me orgulho muito do resultado, principalmente quanto é finalizado pela folha de ouro. Aí vejo que fiz só para os milionários mesmo”, explica Worswick.