20 anos do movimento
A campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), completa 20 anos no Brasil. Agora, o movimento busca chamar a atenção das pessoas para o fato de que, mesmo com possíveis sequelas físicas e emocionais, o câncer de mama pode ser vencido. E mais, há vida após o câncer.
Para marcar as duas décadas da iniciativa, uma ação diferente foi criada e contou com a participação de dez celebridades: Rafael Cardoso (ator), Wanessa Camargo (cantora), Isabel Salgado (ex-jogadora de vôlei), Flavio Canto (ex-judoca e apresentador), Vanessa Gerbelli (atriz), Miá Melo (atriz), Sheron Menezes (atriz), Luciano (cantor que faz dupla com Zezé di Camargo), Tande (ex-jogador de vôlei e apresentador) e Marcos Pasquim (ator).
O que os participantes não sabiam é que a agência preparou algo para que eles pudessem ter um contato mais real com a causa e sentir de perto os efeitos do câncer. Para tanto, Meran Vargens, diretora de teatro, apresentou-se às “celebridades” como fotógrafa e diretora de cena. Após “aquecer” as celebs com alguns cliques, feitos individualmente, ela os chamava para um bate-papo, no qual perguntava sobre a experiência de cada um com o câncer.
Após ouvi-los, Meran revelou a sua história – ela venceu um câncer de mama, mas para isso teve que passar por uma mastectomia e não reconstruiu as mamas. No final da conversa, ela tirou a camiseta e cada um teve uma reação diante dela. Por fim, Meran clicou novamente os famosos, um a um. Buscou-se, com a iniciativa, conseguir um retrato de quem fica frente a frente com o câncer de mama.
A campanha reforça a mensagem “Cada um reage diferente ao câncer de mama. Mas a melhor reação é doar”. E convida as pessoas a comprarem os produtos com a marca “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”.