Lançamento
“Vandré – O homem que disse não” é o novo livro do jornalista, escritor e compositor Jorge Fernando dos Santos. O lançamento será nesta quarta-feira (07), no Centro de Estudos Jurídicos e Sociais – CEJUS, em João Pessoa. O livro é uma biografia não autorizada do compositor Geraldo Vandré, que completou 80 anos em 12 de setembro. A publicação é da Geração Editorial.
Geraldo Vandré nasceu em João Pessoa, e desde cedo demonstrou talento para a música. Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro em meados da década de 1950. Aos 16 anos, tentou a sorte como cantor de bolero no Programa César de Alencar, da Rádio Nacional. Pouco depois, entrosou-se no meio musical e iniciou parcerias com Carlos Lyra, Alaíde Costa, Luiz Roberto e Baden Powell.
Sua consagração se deu na temporada dos grandes festivais da canção, cuja fase áurea teve início há exatos 50 anos. Em 1966, venceu os festivais das TVs Excelcior e Record, respectivamente com as músicas “Porta estandarte” e “Disparada”. Feita em parceria com Theo de Barros, “Disparada” é uma das canções mais gravadas da MPB.
Na ocasião, haverá participação do cantor e compositor Alquimedes Daera – parceiro musical de Geraldo Vandré – e da Acadêmica Luciane Gomes com a abordagem do Direito do Esquecimento.