A cor do verão 2016
O reinado da cor Marsala, aquele tom de vinho imperante no inverno passado, chegou ao fim. No dia 10 de Setembro a Pantone anunciou a cor do verão 2016: Rose Quartz, referência à bela e delicada pedra, que agora influenciará todo o universo do design, da estética, da moda.
Na minha coluna da última edição da RCVips magazine falei sobre o “candy color”, que dominaria a cartela de cores do verão, a Apple lançou o novo iphone com a opção de cor “rose gold”, a revista Vogue Brasil deste mês traz Isabeli Fontana vestindo total look desta cor e muitos estilistas prenunciaram a cor nas suas coleções, como Carolina Herreram neste exato momento em que estou escrevendo, no New York Fashion Week (NYFW). Coincidência? Prefiro atribuir ao inconsciente coletivo. A própria Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone, observa uma razão psicológica para a coroação desta cor: nossa necessidade de tranquilidade e suavidade, num mundo conectado em rede em que a tecnologia e seus estímulos nos suga e acelera. Cores suaves nos resguarda num cantinho paralelo de calma e tranquilidade.
A cor é linda, feminina e muito fácil de combinar. Nos remete à arte Rococó, ao romantismo e à elegância angelical dos anos 1950. Invistam em roupas, maquiagens, esmaltes e acessórios de uma forma geral. Acredito em dois caminhos básicos para montar seus looks. Um é criar todo um clima de romantismo, usando saias rodadinhas, calças flare de cores claras e acessórios delicados.
Outro caminho é do contraste, com jeans destroyed, couro (em alta neste verão) e ousando também na combinação de cores, fugindo da trindade branco/preto/cinza, que sabemos que são perfeitas com rose quartz.
Vamos nos jogar nesse precioso mundo cor de rosa?
Beijos e até semana que vem.
Mayrinne M. Wanderley.
e-mail: mayrinne@gmail.com
instagram:@mayrinne