Festival Varilux
Chegando à sua sexta edição, o Festival Varilux de Cinema Francês 2015 será exibido mais uma vez no Cinespaço Mag Shopping. Entre os dias 11 e 17 de junho, o público vai poder assistir a 16 produções francesas de diversos gêneros. Este ano, o evento promete bater vários recordes; além do número de cidades contempladas subir para 50, sendo exibido em 80 cinemas, o festival pretende chegar a todas as capitais. A meta de público também cresce: a expectativa é levar mais de 110 mil pessoas aos cinemas, 10% a mais em relação à edição de 2014.
Entre os destaques da programação, estão “De Cabeça Erguida”, filme que abriu o Festival de Cannes deste ano; a comédia “Que Mal Eu fiz a Deus?”, fenômeno de bilheteria na França em 2014, com mais de 15 milhões de espectadores; “Gemma Bovery”, uma divagação contemporânea sobre o romance Madame Bovary; “Papa ou Maman”, comédia politicamente incorreta sobre um divórcio à francesa; “Astérix e o Domínio dos Deuses”, primeira animação em computação gráfica e 3D baseada em histórias em quadrinhos; e “Samba”, dos mesmos diretores e protagonista do grande sucesso “Intocáveis”, que teve 1,1 milhões de espectadores só no Brasil.
Repetindo o sucesso do ano passado, o festival exibirá ainda um grande clássico francês. O escolhido da vez é o filme “O Homem do Rio”, de Philippe de Broca, clássico lançado em 1964, com Jean-Paul Belmondo e Françoise d’Orléac, que será apresentado como parte das comemorações dos 450 anos da Cidade Maravilhosa.
O Festival Varilux já se consolidou como o primeiro festival de cinema com abrangência nacional, fazendo parte do calendário cultural do Brasil. Para Arnaud Ribadeau Dumas, presidente no Brasil da Essilor/Varilux – multinacional francesa fabricante exclusivo das lentes multifocais Varilux® e do antirreflexo Crizal® -, empresa que patrocina o evento desde a primeira edição, o objetivo da companhia em incentivar e disseminar a cultura no Brasil está, a cada ano, sendo alcançado. “Há mais de uma década apostamos nessa iniciativa. Assistir o avanço e a ampliação de sua abrangência Brasil afora, inclusive em cidades além dos grandes centros, nos dá a certeza de que fizemos a coisa certa”, afirma o presidente.